Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Irmão de Ferran Adriá deixa El Bulli e a cozinha de vanguarda



Bom pessoal,

James Guimarães


Todos que acompanham o mundo da cozinha e coquetelaria sabemos da importância que é irmão de Ferran Adriá, Albert Adriá responsável pela criação do El Bulli em todos esses anos, ao anunciar a sua saída a alguns meses atrás demosntrando cansaço e talvez querendo seu espaço decidiu em comum acordo pedir a sua saída, e talvez isso tenha feito Adriá repensar em como reestruturar o El Bulli o restaurante mais famoso do mundo, claro que a uma substituição, mais deve ter sido um abalo para todos principalmente para irmão Ferran Adriá, agora sem a sua máquina de criatividade.


Quem é Albert Adriá!!!

Irmão de Ferran Adriá deixa El Bulli e a cozinha de vanguarda
Sobremesa Cruz Negra, criada pelo chef Albert Adrià, que deixou o El Bulli recentemente
Em uma decisão surpreendente, Albert Adrià --irmão de Ferran Adrià, considerado o maior chef da cozinha contemporânea-- decidiu abandonar não apenas o restaurante El Bulli, mas também a cozinha de vanguarda.

Albert Adrià era diretor de criação e responsável pela linha de sobremesas do restaurante --considerado o melhor do mundo três vezes consecutivas, em eleição realizada pela revista inglesa "Restaurant". A casa que abre apenas seis meses por ano, é conhecida por ter uma lista de espera para reservas lendária.

A saída do irmão de Ferran Adrià foi anunciada em uma entrevista ao jornal catalão "El Periódico". Albert Adriá declarou que "estava cansado da alta cozinha e que era o momento de fazer outra coisa". Ele também afirmou que o processo de elaboração do seu último livro "Natura" o deixou exausto. Agora ele pretende acompanhar mais de perto o seu bar de tapas Inopia, situado em Barcelona.

Albert Adrià, além de peça fundamental no El Bulli, é também considerado um dos mais talentosos doceiros da atualidade. Sua trajetória na cozinha começou quando ele largou os estudos aos 16 anos e passou a trabalhar com o irmão no El Bulli --que ainda não era um dos mais aclamados endereços gastronômicos do mundo.

Alguns anos depois, Albert passou a ser o diretor do mítico laboratório instalado em Barcelona, em que ele e Ferran desenvolviam técnicas para as novas temporadas do restaurante.

Um dos exemplos de seu trabalho na seção de doces do El Bulli é a Cruz Negra, uma sobremesa criada em homenagem a artista plástico catalão Antoni Tàpies, que mescla praliné de gergelim preto, espuma de chocolate, molho de iogurte e crocante de leite de cacau.

Quando Albert anunciou sua saída do restaurante, Ferran Adriá estava participando do Tokio Taste, megaevento gastronômico no Japão, mas garantiu que o restaurante continua funcionando ao menos até 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário