Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Quem é Ferran Adriá???


Ferran Adrià.

Ferran Adrià Acosta é um cozinheiro espanhol nascido em 14 de Maio de 1962 em L'Hospitalet de Llobregat, Barcelona, Catalunha, na Espanha. Famoso chef do Restaurante El Bulli em Roses, na Costa Brava, Catalunha.
Ferran Adrià começou a cozinhar em 1980 devido ao seu emprego como lavador de pratos no Hotel Playafels em Ibiza. Mais tarde, o chef da cozinha o ensinou a tradicional culinária da Espanha. Adrià então tornou-se um expoente da gastronomia molecular (assim como o chef britânico Heston Blumenthal), ousadamente experimentando com novas tecnologias e inesperadas texturas e sabores. O El Bulli fica aberto apenas de Abril a Setembro, já que Adrià passa os outros seis meses do ano aperfeiçoando receitas em seu laboratório/oficina, 'El Taller', em Barcelona. Ele é famoso pelo seu menu degustação de trinta pratos como uma síntese das artes.
Hoje ele é considerado um dos melhores chefs do mundo e figura como número 2 no Ranking Europeu de Restaurantes.
O El Bulli tem 3 estrelas no Guia Michelin e é considerado um dos melhores restaurantes do mundo. Em 2005 ficou em segundo lugar nos "Top 50" da revista "Restaurant", e conseguiu o primeiro lugar em 2006, desbancando The Fat Duck na Inglaterra.
Apesar da fama, conseguir uma mesa no El Bulli, situado em Roses (Girona), no norte da Espanha, não é nada fácil. O restaurante tem anualmente uma demanda muito maior de mesas do que pode atender — cerca de um milhão para 8.000 vagas ao ano —, já que fecha no meio do ano para atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas a novos sabores e texturas. Adrià é conhecido internacionalmente como o “alquimista da cozinha”. Tanto ele como seu restaurante são conhecidos por suas pesquisas no âmbito da gastronomia molecular, que graças ao estudo das micropropriedades de alimentos específicos, espécies e ingredientes, permitiu a criação de receitas inigualáveis.
Contudo, os autores explicam que grande parte desse conhecimento não tem origem dentro da empresa. “Como paradigma da perspectiva de compra de um modelo aberto de negócio, Adrià é um dos vários colaboradores de uma série de descobertas na área da gastronomia molecular realizadas por Hervé This, físico-químico francês.” Parte do seu sucesso se deve à incorporação de novas ideias oriundas de fora da organização. Além das descobertas em gastronomia molecular, El Bulli participou do projeto INICON, financiado pela União Europeia, com o objetivo de promover a colaboração entre cientistas, chefs e restaurantes., e prossegue buscando conhecimento fora: “Recentemente, a Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard declarou oficialmente que El Bulli tem pleno domínio do conhecimento científico e das técnicas necessárias à preparação de alimentos, texturas e estruturas”, observam os autores.