Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Abacaxi de laboratório?


É verdade!

Abacaxi em gomos e menos ácido chega à mesa dos consumidores
Jornalista Externo
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) criou uma nova variedade de abacaxi. É um abacaxi que não precisa ser descascado basta cortar e retirar os gomos. Segundo Ademar Spironello, um dos coordenadores do projeto no IAC, a fruta é mais doce que outros abacaxis, além de ser menos ácida e mais saborosa.

O novo abacaxi foi selecionado entre várias plantas modificadas geneticamente na China e disponibilizados a alguns produtores do Brasil em 1999, quando os pesquisadores descobriram que a polpa é mais macia que a dos outros abacaxis, mais doce, com a cor amarela escura e menos ácida e por seus gomos serem destacados com maior facilidade dispensando o descascamento.

O coordenador informou que apenas um produtor na Bahia adquiriu as mudas do IAC Gomo-de-Mel, através de convênio firmado entre o instituto e um laboratório local. Spironello diz que as frutas produzidas foram vendidas para hotéis e restaurantes de luxo da capital paulista.

Outro produtor de Rio Claro, interior de São Paulo, também produziu o abacaxi e vendeu no CEASA de Campinas no valor médio de 3 reais. As frutas vendidas, segundo o pesquisador, pesavam entre 500 gramas e 1 quilo.


Spironello informou ainda, que mais produtores estão interessados na produção do IAC Gomo-de-Mel, e provavelmente no final do ano a produção seja maior, mas que ainda não vai alcançar todo o Brasil. Entretanto, com o passar do tempo e com o aumento da demanda de produção, os consumidores terão mais acesso a fruta, que podem chegar a pesar 2 quilos.

O Instituto Agronômico de Campinas trabalhou em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.